Bem Vindos!

Queridos amigos, colegas , alunos, este espaço pretende ser um local de muita troca, intercâmbio...não sentiremos a distância que existe entre nós! Abraços

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Desenvolvimento Técnico

O estágio de degradação ambiental, de fácil constação nesse final de milênio, ratifica a necessidade de uma postura diferente e pró-ambiente. A degradação ambiental vem ocorrendo e, para revertermos essa situação, é preciso que a mudança venha através da conscientização e do descontentamento - palavra-chave para toda a revolução. Os efeitos das atividades humanas no ambiente tem aumentado significativamente. A partir da metade do século XVIII, com aquele que foi o maior fenômeno econômico social - a revolução industrial – a história foi alterada radicalmente (inovações técnicas, máquinas à vapor, acúmulo de capitais e investimentos). As conseqüências, sobretudo as demográficas, incrementaram a demanda de bens de consumo. Daquela época até hoje, realmente, o impacto das atividades antrópicas continua a crescer . Estaria o homem em grau de assumir um outro comportamento?

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Bióloga (PUCRS,1989). Especialista em saneamento (UFRGS,2002).Mestre em Desenvolvimento sustentável (Universidade de Bologna Itália, 2005). Advogada (2008).Professor UNISINOS, RS.

Algumas palavras sobre a teia da vida...

Face ao momento o qual estamos vivendo entendo que precisamos, urgente, de um novo paradigma...poderíamos chamá-lo de visão de mundo holística. Por que não Visão Ecológica?? basta empregarmos esse termo dentro de uma concepção mais ampla, profunda. Tal percepção ecológica reconheceria a interdependência de todos os fenômenos, reconheceria o fato de que estamos todos encaixados dentro dos processos cíclicos na natureza, em última análise, seríamos todos dependentes desses processos. Assim, teríamos que passar a ver o ser humano integrado a esse contexto...o do meio natural. Interconectado e interdependente. Nós somos somente mais um fio da teia, como todo o resto, como todos os outros fios, estamos todos interconectados na grande teia da vida. Desse Ângulo, passsaríamos a repensar as perspectivas de nossos relacionamentos...com os outros e com a natureza.